
Uma simples caminhada pode transformar sua visão sobre Florianópolis — e o passado segue vivo sob seus passos no centro histórico.
Visita guiada gratuita percorre marcos centrais do histórico de Florianópolis.
Em ação toda sexta-feira, às 14h, e alguns sábados, às 10h, o tour Best Of Floripa apresenta, gratuitamente, pontos emblemáticos do centro catarinense. O percurso privilegia a narrativa dos povos originários, como os índios tupis-guaranis, da colonização portuguesa, presença dos açorianos e da influência dos escravizados, levando cerca de duas horas para percorrer marcos como Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro e o Mercado Público — verdadeiros ícones do patrimônio cultural da ilha de Santa Catarina.
Os grupos pequenos geram ambiente intimista: "A cidade se mostra de outro jeito quando podemos conversar com quem viveu sua história e conhece as tradições locais", destacam participantes. Guias trilíngues personalizam as abordagens e estimulam perguntas, valorizando curiosidades sobre lugares históricos, festas típicas e pratos típicos, e interações ao longo do trajeto.
• Ponto de encontro: Rua Felipe Schmidt
• Destinos finais incluem o Memorial Miramar, homenagem ao antigo Trapiche Municipal
• Gorjetas ao guia são voluntárias, em sinal de reconhecimento
O tour não só movimenta o turismo local, como também resgata o pertencimento dos próprios moradores diante do patrimônio cultural e da ocupação pré-colonial, representada pelo Homem de Sambaqui.
Estrutura e dinâmica do tour promovem engajamento cultural.
A caminhada guiada é estruturada para criar uma verdadeira imersão nos detalhes históricos da cidade de Florianópolis. A escolha por grupos reduzidos propicia diálogos, tornando o tour interativo e focado em experiências personalizadas relacionadas à cultura local. Entre os destaques, o guia narra as histórias que envolvem o Teatro Álvaro de Carvalho, o Forte Santa Bárbara — locais pouco explorados por visitantes apressados, mas fundamentais para entender o espírito da “Ilha da Magia” e da sua população.
“A memória cultural de Florianópolis ganha outra dimensão quando caminhamos por onde tudo aconteceu e exploramos as tradições e festas típicas”, sublinha o organizador do tour.
Outras modalidades disponíveis ampliam o alcance:
• Trilhas guiadas para a famosa Lagoinha do Leste, que aparece frequentemente no mapa Florianópolis
• Passeios de bicicleta de até 22 km pelo centro e arredores, valorizando o centro histórico e incentivando o turismo sustentável
Comum em cidades europeias, a prática dos walking tours gratuitos democratiza o acesso à história, estimula a valorização do patrimônio cultural e incentiva o turismo sustentável.
Agendamento prático e participação aberta aproximam turistas e moradores.
Basta acessar o site oficial do Best Of Floripa para garantir vaga até a hora do início da atividade. Não há taxa, só a prática — bem acolhida — de gorjeta voluntária ao final. Segundo os organizadores, iniciativas como esta fortalecem o turismo ético e responsável, especialmente porque “a valorização da cultura local depende também da acessibilidade”.
Além do passeio, quem busca se aprofundar no lifestyle, tradições e cultura da região, encontra sugestões de cafés coloniais e exposições históricas recomendadas na mesma plataforma, contribuindo para o fortalecimento das festas típicas e da identidade visual urbana, como a bandeira Florianópolis.
• “A caminhada gratuita é um convite para olhar a cidade além dos cartões postais e conhecer a fundo sua história e população”, reforçam os idealizadores.
O tour favorece, assim, uma compreensão ampliada de Florianópolis, transcendendo a ótica turística convencional e estimulando a apreciação dos lugares históricos.
Conclusão
O passeio guiado gratuito transforma a rotina urbana e desafia cada participante a (re)descobrir Florianópolis sob a ótica da história viva. Sua proposta — ao conectar passado e presente em um ambiente inclusivo e focado no patrimônio cultural — destaca a importância de iniciativas acessíveis para o fortalecimento da identidade local, preservação das tradições e promoção do turismo consciente na ilha de Santa Catarina. Para quem busca novas formas de vivenciar a cidade ou impulsionar o turismo consciente, certamente é uma experiência que faz pensar: conhecer é uma forma de transformar.
NOTICIAS REDNEWS 29/06/2025
Até a próxima edição; É só o começo!
Leia Mais
- [Cultura açoriana: as raízes de Florianópolis](https://www.bossajurerehotel.com.br/blog/cultura-acoriana-as-raizes-de-florianopolis/)
- [Patrimônio histórico de Florianópolis – Resumo Dossiê de Tombamento (IPHAN)](http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Freguesias%20-%20Resumo%20Dossi%C3%AA%20de%20Tombamento.pdf)
- [Influência da cultura açoriana em Florianópolis](https://floripa.com/a-cidade/historia/a-influencia-da-cultura-acoriana/)
- [Cultura açoriana em Florianópolis: um patrimônio vivo](https://liderancaimobiliaria.com.br/cultura-acoriana-em-florianopolis-um-patrimonio-vivo/)
- [Estudo sobre as freguesias e identidade florianopolitana](https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/HID_EaD/article/download/508/199)